domingo, 30 de agosto de 2009

ANIVERSÁRIOS DE AGOSTO/2009-2ª Parte - Marco, Fernando e Renato


Marco, Renato e Fernando completaram mais um ano de vida neste mês de Agosto de 2009, sendo que tais aniversários foram comemorados pela Turma de Amigos do Zé Pajé neste último sábado (dia 29-08-2009). Como está se tornando uma praxe nesse tipo de evento, ocorreram:

* aposição de cartaz;
* entrega de 9 presentes (3 presentes para cada ainiversariante);
* fotos e filmagens;
* uma ceia, feita por Renato
Neste evento compareceram os seguintes componentes:
1)-Renato;
2)-Marco;
3)-Fernando;
4)-Joãozinho;
5)-Geilson;
6)-Tony;
7)-Duda;
8)-Tasso;
9)-Aírton;
10)-Nailton;
11)-Naírson;
12)-Erivelton;
13)-Erinaldo;
14)-Brasil;
15)-Rômulo;
16)-Gláuber

ANIVERSÁRIOS DE AGOSTO/2009-2ª Parte - Marco, Fernando e Renato - Inicio do Evento






ANIVERSÁRIOS DE AGOSTO/2009-2ª Parte - Marco, Fernando e Renato - Seção Parabéns




ANIVERSÁRIOS DE AGOSTO/2009-2ª Parte - Marco, Fernando e Renato - Seção Entrega de Presentes







Conforme fotos acima, os três aniversariantes receberam os seguintes presentes:

1) RENATO recebeu:
- Um CD Personlizado, intitulado: "O Gosto Musical de Renato";
- Um Livro da Série: "Livro Nota 10";
- Um CD da cantora: Nana Caymmi)

2) MARCO recebeu:
- Um CD Personlizado, intitulado: "O Gosto Musical de Marco";
- Um Livro intitulado: "Em Busca da Espiritualidade";
- Um CD do cantor: Djavan;

3) FERNANDO recebeu:
- Um CD Personlizado, intitulado: "O Gosto Musical de Fernando";
- Um Livro da Série: "Livro Nota 10";
- Um CD do cantor: Ivan Lins;





ANIVERSÁRIOS DE AGOSTO/2009-2ª Parte - Marco, Fernando e Renato - Seção CD PERSONALIZADO

A) O CD PERSONALIZADO de RENATO, representando o seu gosto musical, tem a seguinte relação de músicas(com os seus intérpretes respectivos):

1)-Sexual Healing (Marvin Gaye);
2)-Lonesone Town (paul McCartney);
3)-Let's Get It On(Marvin Gaye);
4)-All I Have To Is Dream (Andrea Borr);
5)-Somewhere Over The Rainb...((Eva Cassidy);
6)-It's Just A Thought(Creedence);
7)-Modern Nature (Sondre Lerche);
8)-Bettween The Devil And The Bl...(George Harrison);
9)-Counting Crows(Mr. Jones);
10)-Wish I Could-Hideaway(Creedence);
11)-How Do You Sleep (Jonh Lennon);
12)-It's My Life(.........................................);
13)-Tema Small Vile (.................................);
14)-True Love (George Harrison)

B) O CD PERSONALIZADO de MARCO, representando o seu gosto musical, tem a seguinte relação de músicas(com os seus intérpretes respectivos):

1) -Anunciação (Alceu Valença);
2)-Menina Veneno(Ritche);
3)-Canteiros (Fagner);
4)-Um Girassol da Cor do Seu Cabelo(Lô Borges);
5)-Vento no Litoral (Legião Urbana);
6)-Você se Lembra(Geraldo Azevedo);
7)-Jardim dos Animais(Fagner);
8)-Tanto Mar(Chico Buarque);
9)-Tocando em Frente(Almir Sater);
10)-Retrovisor(Fagener);
11)-Letras Negras(Geraldo Azevedo);
12)-Não Chore Mais(Gilberto Gil);
13)-A Peleja do Diabo Com o Dono do Céu(Zé Ramalho);
14)-Garoto de Aluguel (Zé Ramalho)

C) O CD PERSONALIZADO de FERNANDO, representando o seu gosto musical, tem a seguinte relação de músicas(com os seus intérpretes respectivos):

1)-Andança (Beth Carvalho e Golden Boys);
2)-Agonia (Oswaldo Montenegro);
3)-Estrela(Gilberto Gil);
4)-Futuros Amantes(Chico Buarque);
5)-Céu de Santo Amaro (Caetano Veloso e Flávio Venturini);
6)-O Barquinho (João Gilberto);
7)-Samba em Prelúdio(Vinicius de Moraes e Maria Creuza);
8)-Tocando em Frente (Maria Bethânia);
9)-Travessia (Milton Nascimento);
10)-Pecado Capital(Paulinho da Viola);
11)-Anos Dourados(Chico Buarque);
12)-Ponteio (Edu Lobo);
13)-Amarra o Teu Arado a Uma Estrela(Gilberto Gil);
14)-Regra Três (Toquinho e Vinicius de Moraes)


ANIVERSÁRIO DE MARCO- Crônica em sua Homenagem

Caro Amigo, Marco Crato

Escrever uma crônica em homenagem ao seu aniversário, foi um prazer muito grande, argumentos tenho de sobra, já que nossa amizade está chegando a três décadas, e como diz Milton Nascimento “ amigos é coisa pra se guardar do lado esquerdo, mesmo que o tempo e a distância e o digam “não”

Esta homenagem vai andar por trilhos de lembranças e nostalgias que marcaram nossa convivência e enceram períodos de nossas vidas. Fomos contemporâneos de colégio e, nesse período, vivíamos aquele sonho de estudar na capital, com todas as dificuldades, mais da minha parte, chegamos até lá. Na capital cearense dividíamos a saudade do interior, saudade de tudo e de todos. Quando nos encontrávamos, muitas vezes por acaso, já que morávamos muito distante um do outro, era sempre pra falar e viver o Crato em Fortaleza.Lembra do “caldo de cana” acompanhado daquele delicioso pastel, da praça José de Alencar? era lanche favorito dos estudantes da época, sem nenhuma preocupação com o colesterol. Lembra também da sua pisada na ponta da saia daquela senhora, que descia as escadas do coletivo, que constrangimento para a madame, ficou com a saia na mão, e ao mesmo tempo, um show de risadas para quem estava assistindo, coisas que ficam na lembrança. As férias e os finais de semana prolongados só tinham um destino, O Crato, o transporte não importava: trem, ônibus, o importante era está por aqui, e matar a saudade com as namoradas, com os amigos, nesse período já existia um grupo coeso de amigos, que por sinal, foi o embrião deste grupo, que hoje se encontra aqui reunidos.Uns moravam em Fortaleza outros em Recife e nesses feriados não faltavam brincadeiras, ao som de uma bela música, que embalava nossos sonhos de objetivos comuns.

Marco mesmo morando em Fortaleza, nunca esqueceu suas raízes interioranas, sempre lutou pra viver aqui, sempre “brigou” pela valorização da nossa terra, de nossa gente. O “Direito fez Marco retornar ao Crato, chegando à advogar por aqui, dando sua contribuição em projetos sociais. Mas o destino preferiu colocar você noutro lugar e assim dá continuidade ao seu projeto. A Bahia tirou você da nossa convivência diária, mas não do contato. “Paulo Afonso” ganhou um grande sujeito,um grande amigo com valores imprescindíveis: humano, solidário, companheiro e com um senso de humor invejável.Sabemos que por onde você passa, deixa saudade, tanta é sua facilidade de fazer sinceras amizades e construindo um enorme ciclo de boa vizinhança.

Para que não conhece Marco, juntamente com nosso presidente Geilson, foram os primeiros a ocupar este território. Quando adolescentes, já visitavam o Belmonte no intuito dos famosos namoricos que geraram paixões e marcaram gerações, onde deliciavam das águas do Pajé saboreando o refrigerante da moda, Grapette.

Parabéns, Marco por valorizar tanto nossa cultura, nossa identidade, nossa música tão “massacrada” pela mídia. Ninguém é mais cratense que você, temos conhecimento de sua divulgação e sua luta em defesa da limpidez das águas que banham este “sopé” da Chapada do Araripe, como também, do brilho deste verde que enche de esperança nossas vidas e encanta as tardes do Pajé.

Um abraço, em nome de todos os amigos que gostam muito de você.

Professor Fernando, 29/08/2009

ANIVERSÁRIO DE RENATO-Crônica em sua Homenagem

Crônica do dia. Nosso Caro Amigo,

Renato Leite

Para homenageá-lo no dia de seu aniversário, tive que iniciar por um referencial que na minha concepção, norteia seus sentimentos, suas paixões, e sempre trás muitas alegrias para nosso amigo. Estou falando da MÚSICA. Como diz o poeta Vinícius de Moraes: “quem já passou por esta vida e não viveu, pode ser mais, mas sabe menos do que eu, porque a vida só se dá pra quem se deu”. Viver intensamente, significa muito pra Renato, principalmente pela importância que ele deposita em seus finais de semana, tempo valioso para discutir, debater, filosofar, polemizar e conversar com os amigos, conversar sobre tudo, inclusive: desejos, angústias, mulheres, música, projetos de vida, coisas que sempre pensamos em realizar durante a próxima semana, dando mais sentido aos sábados. Mas para concretizar tudo isso, primeiramente Renato não deixa à “peteca cair”, e ele tem sustentado esta “peteca” no ar, mesmo sabendo que, na condição de aposentado, poderia relaxar e a “peteca poderia cair. Mas não foi isso que aconteceu. outros projetos surgiram na sua vida, projeto de realização pessoal, como: o sítio, a ONG, AABB, Faculdade, que deram uma nova dinâmica na sua vida, ficando ele atento ao tempo gasto pela “peteca” no ar, até chegar ao chão, segurando-a com decisão e firmeza, sem deixá-la cair.

O seu jeito polêmico de ser, causa de muitas discussões entre seus amigos. É seu jeito, ele é assim mesmo, diferente, e são essas diferenças que muitas vezes chocam as pessoas, suas provocações diante de tudo e de todos. Enfim, é sua maneira de enxergar as relações, enxergar o mundo. Gostamos de você assim, como você é. Nem sempre concordamos com tudo que você pensa, que você fala, que você imagina, respeitamos, e temos certeza que sua afinidade com o grupo, reflete também este conceito. Pensando assim, acredito que estamos contribuindo para o enriquecimento dos diálogos, como também, desenvolvendo o”bom senso” para o entendimento coletivo. As pessoas são diferentes, e são essas diferenças que movem o mundo, tornando-as dinâmicas e alimentando o “motor” de nossas vidas:

Parabéns, não somente pelo aniversário, mas também pelas suas atitudes de reconhecimento de seus erros, quando literalmente “pisa na bola.”atitude essa, de reconhecimento, temos que propagar em nosso meio.Como você mesmo diz: reconhecer seus próprios erros e tentar corrigi-lo, é um ato grandioso.

Suas ferrenhas críticas contra tudo e todos, sempre foi uma constante. Mas desde que conhecemos você observamos essas suas características, e tudo isso, tem contribuído também para o despertar em todos nós o “senso crítico”, base para a compreensão do mundo musical, do mundo político, do mundo social e cultural. Sua exigência pela qualidade musical é louvável, não mede palavras para tanta descaracterização cultural, não suporta, nem admite pessoas aceitarem esta febre de aculturação espalhado pela mídia, deformando assim, os valores éticos, que você acredita ser essencial para os humanos.

Renato, o tempo passa e nossos cabelos começam a pratear, mas você insiste para que estes mesmos cabelos não ultrapassarem a idade cronológica, por isso, não ver vantagem alguma em deixar a “peteca” cair. Exaltar as novas tecnologias, desenvolvidas para melhorar cada vez mais nossa aparência, torna sendo um discurso, um argumento, no intuito de convencer os amigos à pintar os cabelos, e com isso, reafirmar que a idade está na cabeça de cada um, não no sentido estético, mas no pensamento. Segundo Renato, para aqueles que ainda restam alguns cabelos, não acreditem que cabelos” grisalhos”ou brancos é sinônimo de beleza, isso é criação das mulheres, se fossem tão bonitos assim, as mulheres não pintavam os seus.

Para terminar, gostaria de agradecer pela oportunidade de expressar nossa alegria em escrever um pouco sobre o amigo, e falar também da sua contribuição dada ao grupo, não somente pelas belas descobertas musicais, que vai desde as baladas dos Beathes ao mais refinado som da MPB, mas pelo seu jeito, solidário, honesto, brincalhão e companheiro para com seus amigos.

Um Abraço, são os votos de todos nós.

Professor Fernando, 29/08/2009

ANIVERSÁRIOS DE FERNANDO: Crônica em sua Homenagem

“Um Amigo de Qualidade”

(Autor: Rômulo Formiga )

Sei que FERNANDO não tem o cantor Buchecha como referência musical, no entanto faço aqui uma analogia entre a música desse cantor, intitulada: “Fico Assim Sem Você” e a importância desse amigo para a Turma do Zé Pajé, pois bem, essa turma sem Fernando seria semelhante às comparações feitas nessa música que, entre outras coisas, diz:

“Carro sem estrada,

Avião sem asa,

Queijo sem goiabada,”

......................................

Seríamos nós, assim sem você, FERNANDO!

FERNANDO exerce verdadeiramente, perante essa turma, um papel de “formulador de opiniões”, papel esse que, diga-se de passagem, sempre construtivo e objetivo.

Adepto das boas práticas, FERNANDO vem ao encontro de amigos do Zé Pajé, não por sentir-se obrigado mas simplesmente pelo prazer de compartilhar:

- um bom papo com seus amigos;

- saborear uma boa cerveja;

- ouvir músicas de qualidade,

Fazendo tudo isso, olhando a linda paisagem da Chapada do Araripe !

O fato de FERNADO ser considerado um intelectual, não o faz tornar-se uma pessoa egocêntrica, “besta” ou metida, do contrário, sua humildade é transparente ao ponto de compartilhar a sua sapiência com os demais componentes da turma.

Profissionalmente falando, somos conhecedores, através de relatos próprios, que FERNANDO é um profissional que podemos considerar como ético (mesmo estando em um país tão desprovido dessa virtude). Podemos também considerá-lo, como um verdadeiro “educador”, pois mesmo sendo um Geógrafo é capaz de levar a arte musical de: Luiz Gonzaga, Flávio Leandro e até música clássica para a sala de aula, com a finalidade única de fazer “brotar” no seio do seu alunado a “semente da conscientização “, para uma busca pela música de qualidade (ora tão carente aos ouvidos desses jovens da atualidade).

Nossas mulheres são o “termômetro” certo para “medir” se FERNANDO é ou não um bom pai e bom esposo. Certamente a propaganda é demasiadamente positiva, ao ponto do mesmo ser considerado uma referência nesses temas. O prestígio de FERNANDO é tão grande perante nossas mulheres que, ele seria ,talvez, o único da turma que se viesse a cair numa vala, todas as mulheres, sem exceção, acreditariam na sua “estória”.

“Cultuamos” muito Erivelton em matéria de dança, no entanto, esquecemos que FERNANDO é um exímio dançador de frevo.

Sabemos que FERNADO é uma pessoa extremamente organizada, de forma que não aceita que objetos sejam utilizados e não sejam recolocados nos seus devidos lugares. Um “passarinho” nos informou que sua grande mania é ouvir rádio, mas não é um rádio qualquer, tem que ser portátil e, sobretudo, sintonizado predominantemente na Rádio Globo do Rio(com certeza, deve ser para ouvir os comentaristas esportivos falarem do seu time do coração, que é o Flamengo).

FERNADO, agora “cinqüentenário” ou “cinqüentão”, traduz em seus anos de vida, a honradez de envelhecer inserido no conceito de “qualidade de vida”( estudar com qualidade; passeios de qualidade; ouvir músicas de qualidade; curtir momentos felizes e também tristes com familiares e também com amigos de qualidade).

Para finalizar, parodiarei Barack Obama (quando se referiu a LULA), dizendo: “FERNADO, você é o “CARA”!!!”