segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CRÔNICA DO MÊS DE FEVEREIRO/2010

Título da Crônica: "Santo de casa não faz milagre, muito menos Palmeiras Imperiais".

Autor: Professor Fernando, em 06-02-2010

A cidade de Crato-ce está mudando sua fisionomia paisagística. Recentemente apareceu nas praças, nos logradouros públicos, nas avenidas, uma espécie estranha de Palmeira, Palmeira que não pertence a nossa flora nativa. Essa palmeira que no senso comum estão chamando de Palmeira Havaiana, tem invadido nossas paisagens, e está gerando observação e discussão por parte da população.

O que está acontecendo? será que vamos perder também nossa identidade paisagística, como está ocorrendo com a identidade cultural? A Globalização também quer mudar nossas belezas naturais? assim a natureza não concorda.

Temos aqui as palmeiras mais belas do planeta, como por exemplo, o buriti, a carnaúba ,o coqueiro, a macaúba, todas bastante adaptadas ao nosso microclima do sopé da Chapada do Araripe. Por que trazer palmeiras de outros ambientes naturais para nossa região? As características de nossa região são específicas, somos um enclave dentro de um grande domínio natural, e é por isso que não precisamos importar espécies de plantas de outros ambientes naturais para nosso recorte territorial, nem sempre as espécies invasoras se adaptam ao novo ambiente, acredito que não precisamos destas espécies. O que precisamos realmente em nossas avenidas, praças e logradouros públicos são árvores nativas que proporcione sombra, qualidade de vida, já que esse nosso clima tropical semi árido, possui uma média de temperatura muito elevada na maior parte do ano, e com sol que brilha praticamente o ano inteiro.

Passando pela avenida Chagas Bezerra, em direção ao estádio Mirandão, observei estranhas palmeiras enfileiradas, plantadas no centro da mesma, aquela paisagem me fez lembrar as avenidas de Los Angeles na Califórnia e, ao mesmo tempo, mudei o olhar para a direita e avistei as imponentes macaubeiras nativas. Naquele instante causou-me admiração aquelas simples palmeiras nativas, ao ponto de ousar uma comparação, mesmo sabendo que a natureza não concebe tais pensamentos.

Parabéns, para quem teve a idéia de plantar, porque todo cidadão deste planeta, necessita plantar pelo menos uma árvore durante sua vida, mas para colocar em prática esta atitude, é primordial conhecer e respeitar a própria Natureza.