sábado, 11 de julho de 2009

CRÔNICA DA SEMANA: "Questão de Estilo"


Crônica Postada por Joãozinho

Assim como os jogadores de futebol que fazem faltas violentas imediatamente levantam os braços para indicar que não a fizeram, como num reflexo condicionado, os políticos flagrados com a mão na massa gritam logo que os contratos seguiram a legislação vigente e foram aprovados pelo Tribunal de Contas. Ou então que as contas da campanha foram aprovadas pelo TRE. Ou que tudo teve aprovação do departamento jurídico. Além dos clássicos “eu não sabia” e “é tudo perseguição política”.

É uma questão de estilo: eles raramente afirmam “eu não fiz” ou “não fui eu”, preferem dizer logo que “não há provas”, que deixa claro o subtexto “eu não sou bobo, soube esconder muito bem e vocês não vão achar”. De novidade, só o histórico “estou cada vez mais convencido da minha inocência”, de Zé Dirceu.
O sinal de que a coisa ficou mesmo feia é quando eles gritam “é preciso preservar a instituição”, mesmo que sejam eles que a aviltem e a desmoralizem com suas ações e omissões. E, na instituição ameaçada, todos, ou quase, fingem que acreditam. O espírito de corpo vira de porco.
De olhos rútilos e lábios trêmulos, como um patético personagem de Nelson Rodrigues, Sarney bradou da tribuna: “Não sei a quem interessa enfraquecer o Poder Legislativo”. Como se não soubesse que são os seus próprios membros que o enfraquecem. Além disso, como ex, ninguém sabe melhor do que ele que, para qualquer presidente, um legislativo fraco é o paraíso da “governabilidade”. Será que Lula prefere um Senado acoelhado, flácido e cooptável ou poderoso, aguerrido e independente? Mas para Sarney os beneficiários da desmoralização seriam os grupos de interesses e “parte da mídia”, certamente a que revela seus desmandos e omissões. Faltou pouco para culpar “a direita”.
Pedir a extinção do Senado é um tiro no pé, nos quatro. Mas não ofende perguntar: uma hipotética cassação coletiva e novas eleições para o Senado enfraqueceriam ou fortaleceriam a instituição? Prefiro não comentar. Mas estou esperançoso: Agaciel, o Delúbio sem causa do Senado, não vai afundar sozinho para que os seus cúmplices com mandato continuem boiando.

"Aula de Japonês"

1)Assassino Acidentado:
-OKIMATARO ATIRO MASSARO MIAMOTO

2)Pobre Ladrão:
-TAMISHO PABURO SUMIU KOTUTU

3) Rico Agredido:
-TAKANOTA NAKASAKA MISHUTARU NOSSAKU

4) Mágico Médico:
-TIRAGATO DAKASAKA DOE EUKURO

5)-Louco Porco:
-SHUTAKOKO NAKARA SOKAGA NAKAMA

6)Inteligente Bicha:
KIKUKA BAKANA EDEO NOMATO

7)Veterinário Travesti:
-KURAGATO NAKASA SOKOME KUDEMASHO

8)Valente Romântico:
-TEBATO NAKARA NOKU TIAMO

9)Assaltante Corno:
-FUGIRO NAKOMBI KOMERU MIAMADA

Postado por Rômulo