sexta-feira, 17 de abril de 2009

TEXTO PARA REFLEXÃO:

Título do Texto: "Uma definição de Felicidade"

Felicidade é um PROCESSO, e não um lugar onde finalmente se faz nada. Fazer nada no paraiso não traz felicidade, apesar de ser o sonho de tantos brasileiros.
Ser feliz, portanto, é achar a DISTÂNCIA certa entre o que SE TEM e o que QUER TER.
O PRIMEIRO PASSO é definir corretamente o tamanho de seu sonho, o tamanho de sua ambição. Essa história de que tudo é possível se você somente almejar alto é PURA BALELA. Todos nós temos limitações e devemos sonhar de acordo com elas. Querer ser Presidente da República é um sonho que você pode almejar quando virar governador ou senador, mas não no início de carreira. O SEGUNDO PASSO é saber exatamente seu nível de competências, sem arrogância nem enganos, tão comum entre os intelectuais. O TERCEIRO PASSO é encontrar ponto de equilíbrio entre esses dois mundos. Saber administrar a distância entre seus desejos e suas competências é o grande segredo da vida. Escolha uma distância nem exagerada demais nem tacanha demais. Se sua ambição não for acompanhada da devida competência, você se frustará. Esse é o erro de todos os jovens idealistas que querem mudar o mundo com o que aprenderam no primeiro ano de faculdade. Curiosamente, à medida que a distância entre seus sonhos e suas competências diminui pelo seu próprio sucesso, surge frustação, e não felicidade.
OBS: Esse texto é de autoria de Stephen Kanitz e foi extraido da sua coluna: "Posto de Vista", da Revista Veja do dia 22/06/2005.