terça-feira, 21 de abril de 2009

DICAS IMPORTANTES PARA EVITAR O STRESS E A DEPRESSÃO:

A )- Mudando os hábitos e o ritmo de vida:
. Exercício físico diário (do tipo aeróbico, que aumenta a freqüência cardio-respiratória);

. Ideal: caminhada, natação ou ciclismo ao acordar, por 1 hora.

. Os exercícios físicos, quando feitos diariamente, aumentam a produção de betaendorfina e encefalinas, opiáceos naturais que dão sensação de bem-estar e disposição, combatem a dor, melhoram o aprendizado e o vigor.

. Sono ideal: Horário máximo para dormir: 22 horas. A parte mais nobre do sono acontece entre as 23:00 horas e 3:00 horas da manhã.

. Horário máximo para acordar: 6 horas. Após esse horário aumenta o sono REM, que é o sono de sonhar, desvitalizador e depressivo.

. Não dormir durante o dia ou aos finais de semana, pois esse sono, ao invés de descansar, cansa.

1 hora antes de dormir, evitar atividades excitantes (esportes, TV, telefonemas, discussões). dar preferência a atividades relaxantes (música, relaxamento, etc.).

. À noite, quando mais escuro e silencioso o ambiente, melhor o sono. Mas, logo pela manhã, a claridade é essencial.

. Exposição à luz solar no início da manhã ou final da tarde, promove aumento da produção de melatonina, substância reguladora do ciclo sono/vigília e do humor humano.

. Repouso de 40 minutos após o almoço: Para quebrar o ciclo bifásico sono/vigília.

. Banho: Morno a frio pela manhã, promovendo melhoria no despertar pelo choque térmico. Banho quente à noite, pois provoca vasodilatação, ajudando a relaxar e facilitando a conciliação do sono.

. Evitar muita exposição à ambientação artificial (ar condicionado, carpetes, vidro fumê, luz diurna artificial, etc.) - Comprovou-se que esse tipo de ambiente provoca desgaste físico e psicológico, irritação, problemas alérgicos, infecções das vias aéreas, dor de cabeça, stress e até depressão.

. Telefone celular Usá-lo com parcimônia. Seus efeitos sobre o corpo humano ainda são controversos e o uso excessivo pode causar vício e stress.

. Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia, evitando a desidratação celular, que provoca stress em nível cerebral.

. Manter o ritmo de vida Procurar almoçar, dormir, acordar e trabalhar em horários semelhantes. O cérebro adora ritmo e harmonia, para melhor se adaptar ao meio-ambiente. .Evitar ambientes barulhentos, fechados, com excesso de estímulos visuais ou sonoros, principalmente à noite. Aos jovens, recomenda-se não trocar o dia pela noite - principalmente fins de semana.

. Uma noite em claro requer 7 dias para resgatar o fuso horário. Se forem duas noites (sexta a sábado, por exemplo), simplesmente haverá quebra do fuso horário - eqüivale a ir para Tóquio e voltar no dia seguinte. Isso ocasiona mau-humor, dificuldade de aprendizado, irritação, agressividade, etc.

. Evitar excesso de informações: TV, jornais, revistas, rádio, etc. O excesso de estímulo fotoelétrico, provocado por grande exposição às telas, é excitante e causa stress cerebral. A ênfase negativista das informações pode causar vício em informações.

. Ler mais de dois jornais ou assistir a mais de dois telejornais por dia aumenta a irritabilidade e a agressividade.

. Após as 18 horas, evitar jantar, ingerir alimentos pesados, carnes vermelhas, frituras, etc: Prejudicam o aprofundamento e as fases do sono, causam pesadelos, fazendo com que o sono seja insatisfatório. Após esse horário, dar preferência para lanches leves, sopas, massas, etc.

. Uso diário de vitamina C (2 g/dia - ex.: Cebion, Redoxon ou suco de laranja e acerola) e vitamina E (400 mg/dia - ex.: Ephynal ou vitaminas E 400 importadas), após exercícios físicos.


B)- Combatendo os vícios e a poluição interna:

. Uso freqüente de folhas verdes, como couve, alface e outras. Elas contêm o Tryptofano, substância fundamental para a produção de serotonina - neurotransmissor cerebral que regula humor, pensamento e ação.

. Evitar alimentos do tipo guaraná em pó, ginseng, catuaba: São excitantes e interferem na qualidade do sono. Apesar de aumentarem a vitalidade, desencadeiam quadros ansiosos e depressivos.

. Não usar anfetaminas (remédios para emagrecer) Provocam irritabilidade, insônia, agressividade e depressão. Mesmo a espirulina, usada em fórmulas homeopáticas, é depressora para algumas pessoas.

. Não usar bebidas alcoólicas, principalmente no início do tratamento com antidepressivos! Após essa fase, no máximo uma vez por semana e, de preferência, fermentados (cerveja, vinho, champanhe). Mas o ideal é não beber! Após o efeito excitante e desinibidor, a bebida alcoólica produz depressão em nível bioquímico cerebral. O intervalo de uma semana entre uso de bebidas permite o reajuste das funções bioelétricas e bioquímicas do cérebro.

. Não fumar Além dos prejuízos pulmonares e cardiovasculares, a nicotina está ligada a alterações de humor, tais como ansiedade e depressão.

. Eliminar cafeína Café, refrigerantes em geral (principalmente do tipo cola), chocolates e derivados do cacau, chá-mate ou preto. A cafeína provoca hiperativiade cerebral, altera as fases do sono, causa irritabilidade e stress.


C) - Buscando o prazer:

. Ter maior disponibilidade de tempo para relacionamentos familiares e sociais.

. Busca de atividades profissionais, esportivas, encontros e reuniões que constituam momentos de PRAZER, que é o combustível da vida. Relaxamento é fundamental. Buscar ambientes abertos para descanso (praças, paisagens onde existam mata, montanha, rio, mar, lagoa, etc.). Ambientes fechados e atividades em apartamentos (TV, computador, vídeo games, sons altos) são estressantes e viciam (tecnofilia).

. Investir em lazer nos finais de semana, férias, feriados. Sair da rotina casa/trabalho como meio de resgatar a tranqüilidade. Lazer é fundamental e se faz com criatividade, buscando novidades. Para as férias o tempo mínimo é de 21 dias - 15 dias não são suficientes para descansar, pois não há quebra do ciclo de trabalho e já ocorrem preocupações com o retorno. Por outro lado, o tempo máximo para as férias é de 45 dias - com mais de 6 semanas, perde-se o ritmo anterior de trabalho e há a possibilidade de aversão ao retorno.

. Investir em hobbies, como costura, pintura, jardinagem.

. Desviar o pensamento de preocupações rotineiras melhora o relaxamento, eqüivalendo a uma terapia ocupacional.

. Priorizar relações afetivas e sociais Leitura não ligada a temas do cotidiano ou profissionais A leitura desvia a atenção dos temas preocupantes e ruminantes do dia-a-dia para fantasias e situações novas, emocionantes e enriquecedoras.


OBS: Esse texto foi escrito pelo Professor Eduardo Aquino e foi extraído da internet.