sábado, 11 de março de 2017

Cimento: o Brasil que não constrói só produz 50% do que poderia

cimento
A excelente Maria Cristina Frias hoje, na Folha, dá uma ideia mais ampla daquilo que se registrou aqui com o fechamento da fábrica de cimento na cidade de Fronteiras, no Piauí, e a demissão de todos os seus trabalhadores.
Ela conta que as empresas de cimento devem terminar o ano com 50% de capacidade ociosa e mostra que as vendas anuais de cimento, de março de 2016 para cá, caíram seis milhões de toneladas.
Fui procurar comparações, para dar ideia ao leitor sobre o que isso representa em termos do que se deixou de construir no país.
Equivale, aproximadamente, a 50 pontes Rio-Niterói, que quase todo mundo conhece, com seus 14 quilômetros de monumental extensão.
Também num cálculo aproximado, o suficiente para construir 1,3 milhão de casas populares.
Agora some aos empregos, os outros materiais e acabamentos hidráulicos, elétricos e tudo o mais e você vai entender melhor o que é uma recessão num país carente como o Brasil, onde as coisas já não eram boas, ficaram ruins e não param de piorar.
Eu sinto muito quanto aos economistas, mas não me convencerei jamais que afundar ainda mais  um país e um  povo na pobreza seja o caminho de construir riqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário